Primeiro EAD sobre Umbanda. Desde 2006.

 

Há 13 anos atrás o que se tinha sobre o ensino a distância no país existia junto de uma escassez tecnológica, onde a postagem de vídeos nesse ambiente era quase rara.

 

 A Umbanda EAD tem sua origem inspirada pelo ímpeto de disseminar o que se sabia sobre a religião naquele momento.

 

A história da Umbanda EAD está intrinsicamente ligada a vida sacerdotal e mediúnica de seu idealizador.

 

“Em 2006 era só vontade de por pra fora tudo o que tava engasgado aqui. Internet era discada, vídeo não era nativo nos servidores e ninguém acreditava que fazia sentido este projeto de leva o estudo da Umbanda para além da barreira da distância e do privilégio daqueles que pudessem morar perto. Eu só tinha desejo e não um plano de ação, no entanto, mudamos o paradigma sobre oralidade e ensino-aprendizagem para a Umbanda, inauguramos uma nova era de comunicação e pavimentamos um caminho de acesso fácil, rápido e seguro para acessar o conhecimento da fonte.”

 

Rodrigo Queiroz

 

Desde os primórdios de sua vivência mediúnica, Rodrigo Queiroz foi acometido pela inquietação, sobre a premissa de que tudo o que o adepto deveria saber sobre a religião, seria obtido no ambiente de terreiro, por meio do Sacerdote e das Entidades.

 

Ao perceber que essa afirmativa deixava um grande hiato na vida do praticante, que ia desde o que era a vivência prática até o estudo dos fundamentos, de tudo o que se contata ao viver esta crença. Inicia assim, uma busca pessoal por entre as bibliografias oferecidas à época.

 

Após ter contato com as diversas e controvérsias fontes de conhecimento difundidas nas vertentes umbandistas, percebe enfim, que esta seria na verdade e por excelência, uma religião de liberdade.

 

A sabedoria da espiritualidade compartilhada nos ambientes de terreiro, se fundamentavam e encontravam sentido por meio dos estudos, ao qual neste

momento, dedicava-se em desbravar. 

 

Estes ensinamentos, por sua vez, não estariam sob custódia de um ou outro segmento. Após este desbrave, passa a entender que a Umbanda, além de libertária, também se define como uma religião agregadora, genuína e única. É assim que transforma sua inquietação em mote principal para levar esse ideal ao maior número possível de pessoas.

 

A matriz da Umbanda EAD é o Instituto Cultural Aruanda – ICA, terreiro de Umbanda, fundado (2004) e dirigido por Rodrigo Queiroz, localizado no interior do Estado de São Paulo, em Bauru-SP.


Os estudos disponibilizados na plataforma sob a mentoria do Sacerdote, são em sua maioria a adaptação para o meio digital dos conteúdos oferecidos presencialmente para o corpo mediúnico do ICA.

 

Estes também são, a mineração do que o sacerdote presenciou e por sua vez pedagogizou durante os 15 anos sob o comando desta comunidade religiosa. O primeiro nome da Umbanda EAD foi Colégio de Umbanda Pai Benedito de Aruanda – Unidade Virtual.

 

Desde sua fundação até hoje, mais de 30 mil alunos já concluíram seus estudos. Dentre eles nomes que atuam neste mesmo segmento atualmente.

 

Compõe o corpo de mentores da Umbanda EAD autoridades sobre os assuntos e por sua vez, criadores de conteúdos originais.

 

O slogan “conhecimento da fonte” faz menção a essa caraterística da instituição.

 

Dentre eles, compõe a mentoria, o sacerdote e cientista religioso Alexandre Cumino, autor de 11 livros sobre Umbanda e apresentador do programa Umbanda Linda pela Rádio Mundial.

 

Na plataforma, é mentor do estudo que fundamenta a religião e seus principais aspectos. Inspirado e estruturado conforme a Teologia revelada à Mestre Rubens Saraceni, Teologia de Umbanda – A Jornada, se classifica como um estudo de conteúdos, capaz de promover, uma jornada para vida espiritual do adepto e estudioso umbandista.